segunda-feira, 29 de abril de 2013

Importantíssimo para a mãe e para quem vai assistir ao Parto!

Como eu já falei aqui, já assisti a muitos partos. E hoje estava a conversar com a J sobre quem iria assistir e tal e lembrei-me de a avisar que acho importantíssimo quem vai assistir saber com o que vai contar, principalmente se for uma pessoa impressionável. O que eu ando a fazer aqui em casa é falar normalmente sobre o que vai acontecer. Até vídeos do youtube pus o I a ver porque os bebés não nascem, geralmente, lindinhos, limpinhos (só com uns risquinhos vermelhos de sangue e tal), pele cor de rosa e a berrar como nos filmes. Há todo um processo que acho essencial que quem está a ver esteja a contar, porque senão a coisa pode correr mal. O pai, ou quem vai assistir, deve ter noção que o bebé pode não chorar logo, que pode nascer todo roxinho (e até meio azulado), cheio de "peles brancas", e com a cabeça bem tortinha! E que isto não quer dizer que as coisas estão a correr mal! Deve saber que depois de sair, o bebé vai ser limpo e aspirado, o que significa que vão ser usados tubos e outras coisas feias do género. Isto para não falar do parto em si (e relativamente ao parto, pelo menos no que toca a mim, o meu marido está completamente proibido de sair da cabeceira! ai dele que tente espreitar!!!). É que, parece que não, mas pode ser muito aflitivo... "Tanto tempo? Mas não sai? Porque é que ela está a fazer tanta força e não consegue? Será que ela está a fazer tudo bem? Será que o bebé está bem, mesmo depois de tanto tempo ali? Será que não está em sofrimento?". Se mesmo depois de ter assistido a muitos partos, há pensamentos incontroláveis que me passam pela cabeça, imagino alguém que só viu tal a acontecer nos filmes, e que, por acaso, naquele momento, aquele bebé é o seu filho!!!


Por isso, minhas queridas companheiras de barriga, para o vosso bem e de quem vos vai estar a apoiar, assistam a vídeos. Há imensos no youtube e muito jeitosos. Eu já comecei a mostrar ao meu maridão, que nunca sequer pensou em não assistir ao parto, e já me foram postas imensas perguntas - vale a pena! ;)

Acompanhe o Aventuras a 4 no Facebook aqui!

2 comentários:

Helena disse...

Que giro, eu sempre achei o contrário, que era melhor não ver para não ficar impressionado porque às vezes há cada vídeo... o Jessé esteve sempre comigo e até para a sala da cesariana entrou, esteve junto da cabeceira e depois seguiu sempre o Henrique e correu tudo muito bem :)) Estava todo entusiasmado :)

Cátia Gandra disse...

Pois, acredito que muita gente pense assim também =) Do meu ponto de vista, uma vez que eles têm que ser fortes para nos apoiar, e se forem impressionáveis, mais vale saberem para o que vão que é para depois não ficarem preocupados. É mais por precaução ;)

Enviar um comentário